Isadora Ravena é uma artista que habita as margens e os centros das artes do espetáculo, visuais e do vídeo. Sua prática transdisciplinar articula criação, crítica e pedagogia em arte contemporânea, com ênfase nas relações entre corpo, linguagem, ecologia e dissidência de gênero. Atua também como pesquisadora, curadora e professora, desenvolvendo formas sensíveis de pensar e fazer arte em atravessamentos poéticos, políticos e existenciais.
Com uma trajetória que se expande por mais de uma década e diversos territórios, suas obras circulam entre museus, palcos, ruas e universidades, traçando um percurso que cruza o Brasil, a Europa e a América Latina. É doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com estágio na Université de Lille (França). Já foi pesquisadora convidada em instituições como a USP, a Universidad de la República (Uruguai) e a Amsterdam University of the Arts (Holanda).
Possui formação complementar em Coreografia e em Design do Espetáculo, e investiga o corpo em movimento e as potências plásticas da luz, do espaço e da presença como elementos dramatúrgicos.
É criadora do conceito de travecametodologias, um campo de invenção crítica que propõe metodologias travestis de criação e recepção em arte — saberes insurgentes que escapam às normativas da produção artística e acadêmica tradicional.
Nascida em Uruburetama, interior do Ceará, Isadora vive em trânsito — entre geografias, linguagens e afetos — ativando mundos possíveis pela via da arte.